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10.09.14

Usuários de ônibus recebem informativo sobre o fim do pagamento da passagem em dinheiro.

A partir de 1º de outubro será eliminado o pagamento da tarifa em dinheiro a bordo dos ônibus urbanos.

A partir do dia 1º de outubro o pagamento da tarifa em dinheiro a bordo dos ônibus urbanos de Ribeirão Preto será eliminado e a Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano, e o Consórcio PróUrbano estão intensificando a divulgação da medida visando facilitar o acesso a nova forma de pagamento.

A bordo dos ônibus, além dos cartazes já existentes, os motoristas estão distribuindo aos passageiros um panfleto informativo sobre o fim do pagamento da passagem em dinheiro nos ônibus urbanos.

No panfleto constam informações como quais são as facilidades previstas para a mudança, como o usuário pode adquirir um dos tipos de cartões disponíveis e onde o cartão pode ser adquirido. O material ainda traz informações para aquelas pessoas que utilizam o transporte coletivo eventualmente.

A faxineira Isméria Francisca de Carvalho tem acompanhado o trabalho de divulgação do fim do pagamento da tarifa em dinheiro a bordo dos ônibus

A faxineira Isméria Francisca de Carvalho já possui o Cartão Cidadão e mesmo assim tem acompanhado o trabalho de divulgação do fim do pagamento da tarifa em dinheiro a bordo dos ônibus. “Eu já sei que a partir de outubro o pagamento será apenas com cartão e em minha opinião será ótimo. Acredito que não teremos problemas, todos que conheço já sabem da mudança”.

Denise Luciana Nolle também afirma que a mudança será para melhor. “Os cartazes e os panfletos explicam bem a mudança que, com certeza, será para melhor. Será bem mais seguro com pagamento apenas em cartão”.

Programa de incentivo à adesão ao Cartão Cidadão – O programa de incentivo à adesão ao cartão Cidadão foi criado visando proporcionar mais segurança aos motoristas e usuários do transporte coletivo, reduzir o risco de acidentes no trajeto, garantir maior agilidade no embarque dos passageiros, abreviar o tempo de parada no ponto e o tempo de viagem dos usuários; além de melhorar o desempenho operacional do transporte coletivo e a regularidade do seu atendimento e, assim, tornar o transporte coletivo mais atrativo à população em geral. 

Para incentivar a adesão ao Cartão Cidadão e eliminar o pagamento da tarifa em dinheiro, a Transerp e o Consórcio PróUrbano já colocaram em prática algumas ações. Já estão em funcionamento o Posto Volante de emissão do Cartão Cidadão, a Promoção “Recarregou, Ganhou”, criação e veiculação de campanha publicitária para divulgação das ações junto à população e emissão do Cartão via internet. Outras ações ainda serão implantadas. São elas:

• Ampliação do número de postos de recarga de créditos do Cartão Cidadão, de 250 para 400

• Emissão do Cartão cidadão em todos os postos de recarga

• Instalação de 20 terminais de autoatendimento para recarga automática do Cartão Cidadão

• Ampliação do horário de atendimento no posto de recarga do Terminal RibeirãoShopping (5h às 24h)

• Ampliação do horário de atendimento no posto de recarga do Terminal Hospital das Clínicas (5h às 24h)

• Instalação de posto de atendimento na Estação Rodoviária (5h às 24h)
• Utilização de saldo negativo de 1 crédito de viagem, no Cartão Cidadão, para uso em situações emergenciais

• Criação de cartão específico, para usuários eventuais, a ser disponibilizado nos 20 terminais de autoatendimento

• Implementação de controle da demanda de passageiros no modal alimentador, mediante utilização de qualquer categoria de cartão eletrônico.

Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/j332exibeNoticia2.htm?id=29429