Os motoristas do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto estão recebendo treinamento visando à eliminação do pagamento de tarifa em dinheiro a bordo dos ônibus, que entrará em vigor em 1º de outubro. O treinamento está sendo realizado por profissionais da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano da cidade.
Na última terça-feira, 2 de setembro, uma equipe da Transerp falou com todos os motoristas da Rápido D´Oeste, empresa que integra o Consórcio PróUrbano. Os motoristas das demais empresas do Consórcio (Turb, Transcorp e Sertran) também receberão o treinamento.
A eliminação do pagamento de tarifa em dinheiro a bordo dos ônibus visa proporcionar maior segurança aos motoristas e usuários do transporte coletivo urbano; reduzir o risco de acidentes no trajeto; garantir maior agilidade no embarque dos passageiros; abreviar o tempo de parada no ponto e o tempo de viagem dos usuários; melhorar o desempenho operacional do transporte coletivo e a regularidade do seu atendimento; tornar o transporte coletivo mais atrativo à população em geral.
O motorista de ônibus Adriano César Oliveira concorda que a medida trará muitos benefícios para o profissional e para os usuários. “O motorista não terá mais que se preocupar com o pagamento e com o troco do dinheiro para o usuário. Tirando essa responsabilidade ficaremos por conta do trajeto, do trânsito e trabalharemos com mais segurança e tranquilidade. Será ótimo”.
“Todos os motoristas estão motivados com a retirada do pagamento da tarifa em dinheiro, que resultará no melhor atendimento aos usuários e melhor desempenho do profissional. A segurança de todos a bordo dos ônibus também será bem maior”, comenta o instrutor da Rápido D´Oeste, Sérgio Elias Zaccari da Silva.
Para incentivar a adesão ao Cartão Cidadão e eliminar o pagamento da tarifa em dinheiro sem criar maiores dificuldades aos usuários, a Transerp e o Consórcio PróUrbano já colocaram em prática algumas ações. Já estão em funcionamento o Posto volante de emissão do Cartão Cidadão, a Promoção “Recarregou, Ganhou”, criação e veiculação de campanha publicitária para divulgação das ações junto à população e agora a emissão do Cartão via internet. Outras ações estão sendo implantadas. São elas:
• Ampliação do número de postos de recarga de créditos do Cartão Cidadão, de 250 para 400
• Emissão do Cartão cidadão em todos os postos de recarga
• Instalação de 20 terminais de autoatendimento para recarga automática do Cartão Cidadão
• Ampliação do horário de atendimento no posto de recarga do Terminal RibeirãoShopping (5h às 24h)
• Ampliação do horário de atendimento no posto de recarga do Terminal Hospital das Clínicas (5h às 24h)
• Instalação de posto de atendimento na Estação Rodoviária (5h às 24h)
• Utilização de saldo negativo de 1 crédito de viagem, no Cartão Cidadão, para uso em situações emergenciais
• Criação de cartão específico, para usuários eventuais, a ser disponibilizado nos 20 terminais de autoatendimento
• Implementação de controle da demanda de passageiros no modal alimentador, mediante utilização de qualquer categoria de cartão eletrônico
Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/j332exibeNoticia2.htm?id=29375