Últimas notícias do transporte coletivo de Ribeirão Preto
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A mudança estava prevista para ter início a partir desta quarta-feira,1º de outubro, mas o fim do pagamento da tarifa em dinheiro foi prorrogado para o dia 11 de outubro. Visando dar mais tempo para aquelas pessoas que ainda não fizeram o Cartão Cidadão, a prefeita Dárcy Vera, em reunião com o diretor superintendente da Transerp, William Latuf, e o presidente do Sindicato dos Motoristas do Transporte Coletivo, João Henrique Bueno, decidiu pela prorrogação da eliminação do pagamento da tarifa em dinheiro a bordo dos ônibus. A mudança estava prevista para ocorrer nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, mas foi prorrogada para o dia 11 de outubro. “Queremos atender a demanda daqueles que ainda não tiveram tempo para fazer o Cartão Cidadão. Além disso, haverá eleição no próximo domingo e teremos eleitores de outras cidades que virão para Ribeirão Preto votar e talvez ainda não tenham um cartão do transporte coletivo”, ressaltou a prefeita Dárcy Vera. A eliminação do pagamento da tarifa em dinheiro a bordo dos ônibus é uma das mais importantes medidas que visam proporcionar mais segurança aos motoristas e usuários do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto. Para utilizar o transporte coletivo, os usuários deverão portar uma das categorias de cartões existentes, que são elas, Empresarial, Especial, Especial com Acompanhante, Estudante, Estudante Gratuito, Sênior, Vale Transporte e o Cartão Cidadão para quem não se enquadrar em nenhuma das categorias anteriores. “A eliminação do dinheiro para pagamento da tarifa a bordo dos ônibus, além de proporcionar maior segurança aos motoristas e usuários do transporte coletivo, vai ainda reduzir o risco de acidentes no trajeto, garantir maior agilidade no embarque dos passageiros, abreviar o tempo de parada no ponto e o tempo de viagem dos usuários, melhorar o desempenho operacional do transporte coletivo e a regularidade do seu atendimento e, assim, tornar o transporte coletivo mais atrativo à população em geral”, explica o diretor de Transporte, José Mauro de Araújo. Para colocar a medida em prática, a Transerp empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto- e o Consórcio PróUrbano, lançaram, no início do mês de junho, um Programa de Incentivo à Adesão ao Cartão Cidadão. Constam do programa diversas medidas de incentivo ao uso do Cartão Cidadão, para que o usuário de ônibus não tenha dificuldade quando a eliminação do dinheiro para pagamento da tarifa entrar em vigor. Posto volante - Entre as medidas implantadas está o funcionamento de postos volantes de emissão do Cartão Cidadão. De segunda-feira a sábado, um posto volante está percorrendo diversas regiões da cidade a fim de facilitar a emissão do cartão para aqueles usuários que ainda não possuem uma das categorias de cartão disponíveis. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e no sábado, das 8h30 às 12h30. Para a emissão do Cartão Cidadão, que é gratuita, o usuário de ônibus deve apresentar RG e CPF. Um segundo posto volante foi montado na Praça das Bandeiras, em frente à Catedral. No local, a população também pode tirar todas as dúvidas sobre o fim do pagamento da tarifa em dinheiro. A autônoma Ana Paula Lopes Antunes aproveitou que estava no Centro da Cidade e fez o Cartão Cidadão no posto volante da Catedral. “Com certeza terá menos assalto nos ônibus e o motorista também não terá mais que se preocupar com o troco do passageiro. Ótima ideia essa de tirar o dinheiro dos ônibus”. Cartão Cidadão pela internet - Quem preferir pode ainda solicitar o Cartão Cidadão pela internet, acessando o site www.portalcidadao.prourbanorp.com.br ou www.nossoritmoribeirao.com.br Após o cadastro no site, o Cartão Cidadão é enviado pelos Correios em três dias úteis, juntamente com um encarte contendo informações de como o usuário deverá proceder para desbloquear o cartão, o que poderá ser feito pelos sites. Cartão Expresso - Aqueles usuários que utilizam o transporte coletivo de Ribeirão Preto eventualmente, como por exemplo, moradores de outras cidades que precisarem utilizar ônibus no município, terão à disposição um cartão específico, chamado cartão Expresso, disponibilizado nos 20 terminais de autoatendimento espalhados pela cidade. Promoção Recarregou, Ganhou - Outra medida implantada é a Promoção “Recarregou, Ganhou”, que oferece ao usuário um crédito grátis de viagem, válido aos domingos, para cada 10 créditos de viagem adquiridos de uma só vez no Cartão Cidadão. Campanha publicitária - Para que a população fosse informada do fim do pagamento da tarifa em dinheiro, foi criada e está em veiculação uma campanha publicitária para divulgação de todas as ações. “Todos os ônibus receberam cartazes e os motoristas estão distribuindo panfletos informativos aos usuários de ônibus sobre o fim do pagamento da tarifa em dinheiro”, explica José Mauro de Araújo. Ampliação dos postos de recarga - Ainda no Programa de Incentivo à Adesão ao Cartão Cidadão está a ampliação do número de postos de recarga de créditos do Cartão Cidadão, de 250 para 400. Todos os postos de recarga passam a emitir o Cartão Cidadão. O proprietário da Drogaria Catedral, Mauro Arantes Pierini, disse que cerca de 300 pessoas passam por dia no local para realizarem a recarga do cartão Nosso A Drogaria Catedral, localizada próxima à Praça das Bandeiras, é um posto de recarga e cerca de 300 pessoas passam por dia no local para realizarem a recarga do cartão Nosso. “É muita gente que frequenta meu estabelecimento diariamente para fazer a recarga. Além disso, agora também estou emitindo a primeira via do Cartão Cidadão. É compensador ser um posto de recarga porque muita gente entra e acaba comprando algum produto”, esclarece o proprietário da drogaria, Mauro Arantes Pierini. A empregada doméstica Mislaine Martins Fratassi é uma usuária de ônibus que sempre faz a recarga no posto existente na Drogaria Catedral. “Acho ótimo que tenha um posto de recarga para comprar créditos, afinal é mais rápido”. O usuário pode conferir os endereços de todos os postos de recarga no site www.nossoritmoribeirao.com.br no ícone Postos de Recarga / Rede Ponto Certo. Terminais de autoatendimento - Quem precisar fazer a recarga do Cartão Cidadão também tem a opção de 20 terminais de autoatendimento, localizados em pontos estratégicos da cidade. Nos terminais o usuário pode recarregar o cartão em dinheiro e cartão de débito. A recarga mínima é de R$ 4. Confira os endereços: No Shopping Popular, localizado na rua General Osório, 52, há um terminal de autoatendimento. O comerciante Raimundo José da Silva ficou satisfeito com a instalação do terminal no Shopping Popular. “Muitas pessoas procuram o terminal para fazer a recarga do cartão. É bom para o usuário do transporte, porque é rápido e é bom para nós comerciantes que recebemos mais pessoas no shopping”. Alessandro Souza Ferreira disse que sempre que precisa recarregar seu cartão procura o terminal de autoatendimento. “Acho uma ótima ideia a instalação desse terminal, evita filas, é mais rápido e está próximo do meu local de trabalho”. Ampliação do horário de atendimento - Além disso, a partir do dia 1º de outubro, haverá a ampliação do horário nos postos de atendimento do Terminal RibeirãoShopping e do Hospital das Clínicas e o início de funcionamento do posto de atendimento da Estação Rodoviária, todos com horário de funcionamento entre 5h e 24h. Ainda estão previstas para o dia 1º de outubro outras ações dentro do Programa de Adesão ao Cartão Cidadão: utilização de saldo negativo de 1 crédito de viagem, no Cartão Cidadão, para uso em situações emergenciais e a implementação de controle da demanda de passageiros no modal alimentador, mediante utilização de qualquer categoria de cartão eletrônico. Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/j332exibeNoticia2.htm?id=29608 |
ATENDIMENTO PARA RENOVAÇÃO E OBTENÇÃO DO CARTÃO NOSSO ESTUDANTE
PróUrbano lança mais um serviço para os passageiros
PróUrbano lança serviço de resposta rápida para os clientes do transporte
Renovação do Cartão Estudante será feita com horário agendado
Emissão e renovação do Cartão Estudante devem ser feitas por agendamento