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Um programa de incentivo à adesão ao Cartão Cidadão foi desenvolvido pela Transerp e PróUrbano.
A partir do dia 1º de outubro o pagamento da tarifa em dinheiro a bordo dos ônibus urbanos de Ribeirão Preto será eliminado. Para que a mudança ocorra a Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano, e o Consórcio PróUrbano, desenvolvem um programa de incentivo à adesão ao Cartão Cidadão.
O programa visa proporcionar mais segurança aos motoristas e usuários do transporte coletivo, reduzir o risco de acidentes no trajeto, garantir maior agilidade no embarque dos passageiros, abreviar o tempo de parada no ponto e o tempo de viagem dos usuários; além de melhorar o desempenho operacional do transporte coletivo e a regularidade do seu atendimento e, assim, tornar o transporte coletivo mais atrativo à população em geral.
Para incentivar a adesão ao Cartão Cidadão e eliminar o pagamento da tarifa em dinheiro sem criar maiores dificuldades aos usuários, a Transerp e o Consórcio PróUrbano colocarão em prática as seguintes medidas:
• Ampliação do número de postos de recarga de créditos do Cartão Cidadão, de 250 para 400
• Emissão do Cartão Cidadão em todos os postos de recarga
• Instalação de 20 terminais de autoatendimento para recarga automática do Cartão Cidadão
• Cadastro e emissão do Cartão Cidadão pelo site www.nossoritmoribeirao.com.br
• Ampliação do horário de atendimento no posto de recarga do Terminal RibeirãoShopping (5h às 24h)
• Ampliação do horário de atendimento no posto de recarga do Terminal Hospital das Clínicas (5h às 24h)
• Instalação de posto de atendimento na Estação Rodoviária (5h às 24h)
• Disponibilização de posto volante nos bairros para cadastro e emissão do Cartão Cidadão
• Utilização de saldo negativo de 1 crédito de viagem, no Cartão Cidadão, para uso em situações emergenciais
• Criação de cartão específico para usuários eventuais, a ser disponibilizado nos 20 terminais de autoatendimento
• Implementação da promoção “Recarregou, Ganhou”, oferecendo ao usuário um crédito grátis de viagem, válido aos domingos, para cada 10 créditos adquiridos de uma só vez no Cartão Cidadão
• Implementação de controle da demanda de passageiros no modal alimentador, mediante utilização de qualquer categoria de cartão eletrônico
• Criação e veiculação de campanha publicitária para divulgação das ações junto à população.
O uso apenas de cartão eletrônico vai agilizar o embarque de passageiros. Com o cartão eletrônico, o passageiro demora apenas um segundo para passar pela catraca, já com o pagamento em dinheiro esse tempo aumenta para 10 segundos.
De acordo com o diretor superintendente da Transerp, William Latuf, o pagamento da tarifa em dinheiro a bordo causa o retardamento dos ônibus nos pontos de parada, aumento do tempo de percurso dos itinerários, prejuízo na regularidade do atendimento das linhas, redução da capacidade de transporte da frota operante, aumento do custo operacional do sistema de transporte, além do aumento do risco de assalto nos ônibus.
Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/j332exibeNoticia2.htm?id=28726
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