Últimas notícias do transporte coletivo de Ribeirão Preto
A intenção foi conhecer o funcionamento do Cartão Expresso e da biometria facial
Desde que o novo sistema do transporte coletivo de Ribeirão Preto começou a ser implantado, dirigentes e operadores de transporte urbano de outras cidades, incluindo capitais de outros estados, têm procurado a Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano e o Consórcio PróUrbano, no intuito de conhecerem as ações implantadas e que têm dado resultados positivos.
Na última segunda-feira, dia 22, foi a vez de representantes do Sertransp – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo e Urbano de Passageiros de Goiânia – visitarem a sede da Transerp para vivenciarem o que tem sido feito na cidade para melhorar o transporte coletivo.
A gerente do Sindicato, Maria Auxiliadora Campos Palmerston de Almeida, e a coordenadora de Atendimento Virtual, Flávia Freitas Tillmann, foram recebidas pelo diretor de Transporte da Transerp, José Mauro de Araújo, e pelo analista de Transporte, Reynaldo Lapate.
Durante a visita elas tiveram interesse especialmente no funcionamento do Cartão Expresso e do sistema de biometria facial.
A Transerp e o Consórcio PróUrbano implantaram o Cartão Expresso em Ribeirão Preto para aqueles usuários eventuais, quando desprovidos de cartão eletrônico para uso das linhas alimentadoras, o qual é emitido mediante pagamento de R$ 5. Os usuários eventuais podem efetuar o pagamento da tarifa em dinheiro, diretamente ao motorista do ônibus.
O portador do Cartão Expresso pode recarregá-lo para novas utilizações ou obter seu reembolso, no valor de R$ 2, mediante sua devolução junto ao posto de atendimento do Consórcio PróUrbano.
Quanto ao sistema de biometria, em Ribeirão Preto foi testado inicialmente a biometria digital e em seguida a facial, sendo esta última escolhida para implantação nos ônibus da cidade.
Com a biometria facial, cuja conclusão de implantação está prevista para o próximo mês de agosto, os ônibus serão equipados com câmeras fotográficas de alta definição. Ao passar o cartão pela catraca, o sistema registra seis fotos que serão comparadas à fotografia que já consta no banco de dados. Com isso, aproximadamente 500 pontos do rosto são analisados.
“A visita em Ribeirão Preto foi muito importante e proveitosa porque pudemos ver como funcionam o Cartão Expresso e a biometria, nossos principais interesses para implantação em Goiânia”, disse Flávia Freitas Tillmann.
Para o diretor superintendente da Transerp, William Latuf, é importante e oportuno receber visitas de outros municípios e estados para expor a experiência de Ribeirão Preto. “Isso demonstra que o novo sistema de transporte coletivo que estamos implantando em Ribeirão Preto constitui-se em grande avanço, com diversos benefícios para os usuários do ônibus”.
ATENDIMENTO PARA RENOVAÇÃO E OBTENÇÃO DO CARTÃO NOSSO ESTUDANTE
PróUrbano lança mais um serviço para os passageiros
PróUrbano lança serviço de resposta rápida para os clientes do transporte
Renovação do Cartão Estudante será feita com horário agendado
Emissão e renovação do Cartão Estudante devem ser feitas por agendamento