icon tituloNotícias

Últimas notícias do transporte coletivo de Ribeirão Preto

24.06.15

Novo sistema do transporte urbano de Ribeirão Preto atrai dirigentes de Goiânia

A intenção foi conhecer o funcionamento do Cartão Expresso e da biometria facial

Desde que o novo sistema do transporte coletivo de Ribeirão Preto começou a ser implantado, dirigentes e operadores de transporte urbano de outras cidades, incluindo capitais de outros estados, têm procurado a Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano e o Consórcio PróUrbano, no intuito de conhecerem as ações implantadas e que têm dado resultados positivos.

Na última segunda-feira, dia 22, foi a vez de representantes do Sertransp – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo e Urbano de Passageiros de Goiânia – visitarem a sede da Transerp para vivenciarem o que tem sido feito na cidade para melhorar o transporte coletivo.

A gerente do Sindicato, Maria Auxiliadora Campos Palmerston de Almeida, e a coordenadora de Atendimento Virtual, Flávia Freitas Tillmann, foram recebidas pelo diretor de Transporte da Transerp, José Mauro de Araújo, e pelo analista de Transporte, Reynaldo Lapate.

Durante a visita elas tiveram interesse especialmente no funcionamento do Cartão Expresso e do sistema de biometria facial.

A Transerp e o Consórcio PróUrbano implantaram o Cartão Expresso em Ribeirão Preto para aqueles usuários eventuais, quando desprovidos de cartão eletrônico para uso das linhas alimentadoras, o qual é emitido mediante pagamento de R$ 5. Os usuários eventuais podem efetuar o pagamento da tarifa em dinheiro, diretamente ao motorista do ônibus.

O portador do Cartão Expresso pode recarregá-lo para novas utilizações ou obter seu reembolso, no valor de R$ 2, mediante sua devolução junto ao posto de atendimento do Consórcio PróUrbano.

Quanto ao sistema de biometria, em Ribeirão Preto foi testado inicialmente a biometria digital e em seguida a facial, sendo esta última escolhida para implantação nos ônibus da cidade.

Com a biometria facial, cuja conclusão de implantação está prevista para o próximo mês de agosto, os ônibus serão equipados com câmeras fotográficas de alta definição. Ao passar o cartão pela catraca, o sistema registra seis fotos que serão comparadas à fotografia que já consta no banco de dados. Com isso, aproximadamente 500 pontos do rosto são analisados.

“A visita em Ribeirão Preto foi muito importante e proveitosa porque pudemos ver como funcionam o Cartão Expresso e a biometria, nossos principais interesses para implantação em Goiânia”, disse Flávia Freitas Tillmann.

Para o diretor superintendente da Transerp, William Latuf, é importante e oportuno receber visitas de outros municípios e estados para expor a experiência de Ribeirão Preto. “Isso demonstra que o novo sistema de transporte coletivo que estamos implantando em Ribeirão Preto constitui-se em grande avanço, com diversos benefícios para os usuários do ônibus”.

 Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/transerp/j332exibeNoticia2.htm?id=31953