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O documento foi enviado ao Condephaat, entidade que solicitou a realização dos estudos, diante da instalação de estação de ônibus no local
O trânsito veicular da rua Florêncio de Abreu e nas outras ruas perimetrais não gera vibrações que ultrapassam os limites previstos para estruturas sensíveis em correspondência com as fundações da igreja, aponta o laudo da empresa Consultoria Geofísica EEG Ltda., contratada para verificar eventuais danos ao prédio da Catedral Metropolitana com vibrações provocadas pelo tráfego de veículos pesados no entorno.
Ainda de acordo com o laudo, “os valores máximos de vibrações registrados nas ruas no entorno da Catedral ficam em torno de 1/6 do limite da Norma Internacional DIN 4150, que é de três milímetros por segundo, não representando perigo para o edifício e assim, não podem ser considerados causa do processo que está provocando lesões no interior do edifício”.
O resultado dos estudos foi divulgado nesta sexta-feira, dia 15, pela prefeita Dárcy Vera e pela Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto. O laudo foi enviado ao Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), entidade que solicitou a realização dos estudos diante da instalação da estação de ônibus na Praça das Bandeiras.
“Agora vamos aguardar a resposta do Condephaat e essa decisão será técnica, para que possamos iniciar a instalação da estação de ônibus na Praça das Bandeiras e assim facilitar mais a vida do usuário do transporte coletivo”, destacou a prefeita Dárcy Vera.
Estação Praça das Bandeiras - As cinco plataformas que serão instaladas no entorno da Praça das Bandeiras, sendo duas na rua Florêncio de Abreu, duas na rua Américo Brasiliense e uma na Visconde de Inhaúma, irão resultar em agilidade no embarque, segurança e conforto dos usuários do transporte coletivo em Ribeirão Preto.
Cada plataforma terá capacidade para atender ao embarque e desembarque de dois ônibus simultaneamente, e poderá abrigar até 120 passageiros. Cerca de 40 mil usuários serão beneficiados diariamente.
Nas plataformas localizadas nas ruas Américo Brasiliense e Visconde de Inhaúma serão implantadas catracas, delimitadas com paredes de vidro e terão portas automáticas para o acesso aos ônibus. Nessas condições, poderão embarcar no mínimo quatro passageiros simultaneamente em cada ônibus, reduzindo o tempo de parada.
Já os pontos em frente à Catedral serão abertos, semelhantes aos que existem hoje no local, só que com uma cobertura maior para conforto dos passageiros.
O projeto, além de respeitar as especificações do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e não interferir no visual e na estrutura da Praça das Bandeiras, também vai manter os exemplares de árvores que estão no local.
Nos pontos de parada existentes na rua Florêncio de Abreu são atendidos 38 linhas, que somam 109 ônibus por hora no horário de pico.
Na rua Américo Brasiliense os pontos de parada recebem 34 linhas e 112 ônibus por hora no horário de pico. Já na rua Visconde de Inhaúma são 7 linhas e 24 ônibus por hora no horário de pico.
Importante ressaltar que a quantidade de linhas e ônibus que circula atualmente nos três locais, será mantida após a conclusão da instalação da Estação Praça das Bandeiras.
Ônibus não causam danos à Catedral, aponta laudo
Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/transerp/j332exibeNoticia2.htm?id=31561
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