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Desde sábado, apenas 2,9% dos usuários pagaram em dinheiro ao motorista. Mesmo assim, adquiriram o cartão no embarque.
Desde o último sábado, dia 11, quando entrou em vigor a medida que elimina o pagamento da tarifa de ônibus em dinheiro, cerca de 97% dos usuários comuns de ônibus, que não desfrutam de benefício tarifário, estão pagando a passagem com o cartão Nosso. Apenas 2,9% dos usuários pagaram, no último final de semana, a tarifa em dinheiro ao motorista, obtendo o cartão no ato do embarque. O valor de R$ 5,00, pago diretamente ao motorista, corresponde à tarifa única (R$ 3,00), acrescida do custo do cartão (R$ 2,00). O passageiro, de posse do cartão, poderá recarregá-lo e utilizá-lo nas próximas viagens, ou devolvê-lo junto ao Consórcio PróUrbano. Neste caso será reembolsado em R$ 2,00. Antes da medida entrar em vigor, apenas 35% dos usuários sem benefício tarifário pagavam com cartão. O pintor Marcelo Furtado Froes passou pela Estação Rodoviária para adquirir o Cartão Cidadão porque pagava a tarifa do ônibus em dinheiro quando precisava usar o transporte coletivo. “Achei ótimo ter um cartão para pagar a tarifa. Vai evitar assaltos e usei a máquina sem dificuldades”. Em 20 locais estratégicos de Ribeirão Preto foram instalados terminais de autoatendimento. A Estação Rodoviária é um deles. Funcionários do Consórcio PróUrbano estão no local para orientar e ajudar aquelas pessoas que ainda estão sem o Cartão Cidadão. O servente de pedreiro Delmo Ribeiro de Jesus mora em Dumont e sempre vem a Ribeirão Preto. Ao descer do ônibus na Rodoviária foi até o terminal de autoatendimento e já fez o Cartão Cidadão. “Lá em Dumont fiquei sabendo que a partir de agora precisaria de um cartão para usar o transporte coletivo em Ribeirão Preto. Já tirei o meu, sem complicações”. Paulo Torres, que já trabalhou como motorista de ônibus, concorda com a retirada do dinheiro para pagamento da tarifa. “Sei como é difícil se preocupar com o trânsito e com o troco do passageiro. A partir de agora os motoristas de ônibus terão mais tranquilidade para dirigir e até farão um trabalho melhor”. O embarque dos passageiros nos ônibus também está sendo muito tranquilo. O motorista Benedito Alves de Souza afirmou que poucos passageiros estão sem o cartão. “Todos já estavam sabendo da mudança e providenciaram o cartão antes de sábado. Poucos passageiros pagaram R$ 5,00 até agora”. “No meu ônibus pouquíssimas pessoas pagaram em dinheiro nesta segunda-feira. Todos aderiram à medida, que é melhor para o motorista e melhor para o passageiro também”, reforçou o motorista de ônibus Antônio de Paula. Cartão Cidadão – O cartão Cidadão foi criado para atender aquelas pessoas que não se enquadram em nenhuma das outras categorias de cartões existentes. Quem ainda não possui o cartão Cidadão pode obtê-lo no posto de recarga mais próximo de casa. Os endereços estão no site www.nossoritmoribeirao.com.br, no ícone Postos de Recarga / Rede Ponto Certo. São 425 postos de recarga espalhados pela cidade disponíveis para a emissão do Cartão Cidadão. Quem preferir pode ainda solicitar o Cartão Cidadão pela internet, acessando o sitewww.portalcidadao.prourbanorp.com.br ou www.nossoritmoribeirao.com.br Após o cadastro no site, o Cartão Cidadão é enviado pelos Correios em três dias úteis, juntamente com um encarte contendo informações de como o usuário deverá proceder para desbloquear o cartão, o que poderá ser feito pelos referidos sites. Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/j332exibeNoticia2.htm?id=29760 |
ATENDIMENTO PARA RENOVAÇÃO E OBTENÇÃO DO CARTÃO NOSSO ESTUDANTE
PróUrbano lança mais um serviço para os passageiros
PróUrbano lança serviço de resposta rápida para os clientes do transporte
Renovação do Cartão Estudante será feita com horário agendado
Emissão e renovação do Cartão Estudante devem ser feitas por agendamento